Sejam muito bem-vindos!

Ao entrar no meu blog, desejo que sintam-se como em sua própria página. Opinem, comentem, critiquem, elogiem... Fiquem à vontade!







quinta-feira, 21 de maio de 2009

Exposição: “Filhos do Brasil”



Denunciar a situação imprópria a que são submetidas milhares de crianças no Brasil. Este é o objetivo da exposição de fotografia "Filhos do Brasil", disponível no Museu Nacional da República, em Brasília até 18 de junho. A mostra apresenta 45 fotos, que foram selecionadas no concurso nacional de fotografia que tem o mesmo nome da exposição.
A seleção das fotografias, por meio do concurso, teve como objetivo evidenciar crianças e adolescentes em situação de risco social, contando com a participação de 162 fotógrafos de diversas regiões do País.
Em Brasília, a temática da campanha é a prostituição infantil, pois, segundo a Comissão de Direitos Humanos, este é um grave problema enfrentado pela população infantil da Capital. Durante o período da exposição, por meio de uma campanha e parceria com o Ministério do Esporte, Direitos Humanos, instituições locais e o Museu Nacional, atividades serão desenvolvidas na tentativa de buscar soluções para a situação.
Alunos da rede pública de ensino e alunos de programas sociais podem apreciar a exposição e terão a oportunidade de refletir sobre as imagens ‘Filhos do Brasil’.
O idealizador do programa é o presidente do Instituto para o Desenvolvimento da Criança e do Adolescente pela Cultura e Esporte (Idecace), Wilson Cardoso.

Em entrevista concedida por telefone, Wilson Cardoso falou do programa e fez um desabafo sobre a situação das crianças : "O projeto surgiu em 2005 e a base foi fazer uma radiografia do que está acontecendo no Brasil. Essa radiografia nós fizemos através do concurso de fotos e vídeos Filhos do Brasil.
Essas crianças são um retrato do Brasil de hoje, onde podemos averiguar que 5 milhões de crianças estão fora da escola, ou seja, a gente tem um processo de exclusão muito grande. Essas crianças hoje, trabalhando em lixos ou no farol chegam a ganhar R$ 600,00 por mês.
Em Brasília é muito latente a questão da prostituição infantil. Aqui é a Sede do Poder do Brasil; poder político, então é impossível acreditar que a menos de 200 metros daqui (exposição) existe uma Rodoviária onde as crianças estão se prostituindo, onde param grandes carros e essas crianças entram nesses carros e ninguém está vendo isso ou ninguém quer ver isso".

Para agendar a visita, os interessados devem ligar para (61) 3325-6410.



Um comentário:

  1. Olá Natalia,

    Como vai ?
    Essa foto foi tirada pela fotografa Michelle Moll, ficou em sexto lugar no concurso Filhos do Brasil. Admiro muitissimo sua iniciativa de escrever sobre o projeto aqui em seu blog.
    Gostaria apenas de pedir um favor, que é dar o crédito da foto ao seu autor. Basta apenas colocar no fim do texto ou abaixo da foto 'Foto por: Michelle Moll'

    Desde já agradeço

    Abraço

    ResponderExcluir